O município de Sobral realiza, no próximo dia 4 de março, em formato híbrido (mesa presencial e participação do público por meio virtual) o I Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021-2024.
A realização do evento é de caráter obrigatório para a certificação no Selo Unicef, ocasião em que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência e monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos.
Segundo o articulador municipal da política da Criança e do Adolescente, Emídio Silva, "o objetivo do primeiro Fórum é apresentar e validar o diagnóstico da situação da infância e adolescência do município e aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes". Ainda segundo Emídio, "o fórum comunitário é o momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes".
A Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e o CMDCA devem usar a linha de base dos indicadores do Eixo de Impacto Social enviada pelo UNICEF e outras informações que tenham disponíveis para identificar quais são as principais violações dos direitos de crianças e adolescentes no município.
Os participantes do evento poderão complementar as informações para, a partir delas, estabelecer as prioridades do município. A partir do Fórum será criado um diagnóstico que orientará a Comissão e o CMDCA na proposta do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, documento que guiará o município na sua caminhada para melhorar a vida de crianças e adolescentes e receber o Selo.
O evento é coordenado pelo Gabinete da vice-prefeita Christianne Coelho, por meio da Articulação da Política Municipal da Criança e do Adolescente, com a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.