sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Práticas exitosas da educação de Sobral são apresentadas durante evento internacional realizado em El Salvador

Foto: Diário Digital Cronio.


As experiências exitosas da educação de Sobral, reconhecidas nacional e internacionalmente, foram apresentadas no congresso “Invertir en la calidad de aprendizajes tempranos para promover el potencial de América Latina” (em português: Investir na aprendizagem precoce de qualidade para promover o potencial da América Latina), realizado em El Salvador, realizado nos dias 29 e 30 de novembro. Participaram do evento o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e a diretora do Centro de Educação Infantil Ivonir Aguiar, Maria de Lourdes Prado.

O evento foi organizado pelo Banco Mundial e teve como objetivo apoiar o caminho dos governos para a recuperação e aceleração da aprendizagem, após a pandemia da Covid-19, para as crianças dos países da América Latina e do Caribe.

O secretário da Educação de Sobral apresentou as práticas educacionais de Sobral, realizadas ao longo das últimas duas décadas, e que contribuíram para que o município saísse dos piores resultados do país para alcançar o topo dos principais indicadores, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). “Para nós que fazemos a educação de Sobral é motivo de orgulho poder participar desse congresso, ao lado de lideranças de tantos países da América Latina”, pontuou Herbert Lima.

Durante o congresso, foram realizadas apresentações relacionadas à qualidade da prestação de serviços educacionais na primeira infância a partir de múltiplas perspectivas, além da realização de workshops focados no ambiente de aprendizagem e nas interações de qualidade.

O evento reuniu 30 delegações de 14 países latino-americanos, incluindo representantes de organizações governamentais e não governamentais, bem como representantes do setor privado, trabalhando em questões de educação infantil, especialistas globais e regionais e líderes do cooperação, incluindo a Unicef, a Unesco, a Parceria Global para a Educação (GPE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.