terça-feira, 3 de julho de 2018

Realizado I Encontro de Grupos das Olimpíadas Científicas das Escolas Municipais de Sobral


Como parte da programação comemorativa do Centenário do Eclipse de Sobral, estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de 30 escolas municipais de Sobral participaram, no sábado (30/06), do I Encontro de Grupos das Olimpíadas Científicas das Escolas Municipais de Sobral. Na ocasião, os participantes também assistiram a uma sessão especial no Planetário de Sobral e receberam livros de Matemática e Ciências, além de um jogo educativo.

O professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fabius Bonnet, que coordena regionalmente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), apresentou um histórico das olimpíadas, curiosidades e perfil de grandes matemáticos. Já o professor do departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, José Alves de Lima Júnior, explicou as etapas e como será aplicada a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, na qual todas as escolas municipais de ensino fundamental II estão inscritas.

O objetivo do encontro foi apresentar as principais olimpíadas científicas existentes, estimular e apoiar educadores e estudantes da rede municipal de ensino a participarem das olimpíadas”, disse o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima. No próximo encontro, um diretor da rede falará da sua experiência na participação em olimpíadas científicas, além do depoimento de estudantes que conquistaram medalhas nessas competições.