quarta-feira, 4 de julho de 2018

Educar pra Valer | Política Educacional de Sobral é modelo para vários estados brasileiros


Sobral recebeu, nos dias 2 e 3 de julho, um grupo de prefeitos, secretários de educação e coordenadores de 15 estados brasileiros, interessados em conhecer a política educacional do Município que possui a melhor rede pública municipal de educação do Brasil. O Seminário foi realizado no auditório da Prefeitura de Sobral como parte das ações do programa Educar pra Valer, desenvolvido pela ONG Bem Comum e coordenado por Veveu Arruda, e do programa Formar da Fundação Lemann.

O ex-governador do Ceará, Cid Gomes, compartilhou sua experiência como prefeito de Sobral à frente da implementação de uma nova política educacional. “Cumprimos toda a agenda da educação, com reestruturação da rede física de escolas, concursos públicos para professores, seleção pública de diretores, nucleação das escolas e implantação de uma rede de transporte de alunos. Estabelecemos metas, criamos gratificação para professores alfabetizadores que alcançassem essas metas e passamos a fazer uma avaliação universal dos estudantes, com acompanhamento, formações de professores e material didático estruturado. Reproduzimos a experiência exitosa de Sobral com os 184 municípios do Estado do Ceará. O que foi feito em Sobral pode ser feito em qualquer município do Brasil”, pontuou.

a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, que foi secretária de Educação de Sobral, destacou as principais medidas de gestão que tornaram possível o êxito da política educacional do Município. “A decisão política precisa se materializar em apoio à liderança da Secretaria de Educação e ao trabalho do professor em sala de aula. Os parceiros foram muito importantes, mas não tinha ninguém fazendo por nós. Éramos nós mesmo. É muito importante a realização de diagnósticos precisos, definição de prioridades com metas claras, a construção de autonomias financeira, pedagógica e administrativa das escolas, o apoio à prática pedagógica, com formação em serviço, o acompanhamento e monitoramento de processos e resultados escolares, com expectativas altas e incentivo e reconhecimento social”, afirmou.



O prefeito Ivo Gomes agradeceu os parceiros da educação de Sobral ao longo desses 22 anos, como o Instituto Ayrton Senna, Instituto Alfa e Beto, Instituto Natura, Instituto Votorantim e a Fundação Lemann; e destacou os desafios atuais com a implementação dos novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática; a elaboração do novo currículo de Ciências, em parceria com a Universidade de Stanford;  a aplicação do Pisa for Schools, através do qual saberemos como está a educação de Sobral em relação aos países desenvolvidos do mundo; o desenvolvimento de competências socioemocionais de forma transversal no currículo das escolas municipais, além da construção de novos Centros de Educação Infantil e Colégios Sobralense de Tempo Integral.





Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Fortaleza, Fundação Lemann, ONG Bem Comum e os municípios participantes do programa Educar pra Valer: Cachoeira do Sul (RS), Codó (MA), Conde (PB), Garanhuns (PE) e Vitória da Conquista (BA); para compartilhamento de material didático e tecnologias educacionais. Acompanhados do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, os gestores também conheceram o trabalho desenvolvido pela escola de formação de professores de Sobral, pela Casa da Avaliação, o acompanhamento escolar pedagógico e administrativo, a Escola Emílio Sendim, o Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda e Planetário de Sobral, onde assistiram a uma sessão especial.