quinta-feira, 12 de julho de 2018

Formação de professores de Sobral é referência para política nacional


O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, participa, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/07), em Brasília, de uma reunião da comissão de avaliação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “O convite foi feito pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica para compartilharmos a experiência da formação de professores de Sobral como referência para novas ações de formação docente no Brasil”, explica Herbert Lima.

A comissão é composta por professores doutores de várias Instituições de Ensino Superior do Brasil, além de Dirigentes Municipais de Educação. O secretário Herbert Lima já coordenou diversos programas de formação continuada de professores desenvolvidos pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). E também é consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

PARFOR


O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da CAPES que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

Desde a sua criação em 2009, o Parfor já formou 44.843 professores no Brasil. No segundo semestre de 2018, serão formalizadas novas 150 turmas especiais em cursos de Licenciatura em todo o país, com . No Ceará, serão ofertadas 18 turmas para os cursos de Licenciatura em Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática e Pedagogia, de acordo com a demanda de solicitações de vagas na Plataforma Freire.