sexta-feira, 27 de julho de 2018

Servidores da Secretaria da Educação de Sobral participam de curso de Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa


O Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina sediou nos dias 23 a 25 de julho, o Curso de Mediação e Justiça Restaurativa, promovido pela Vice-Governadoria do Estado do Ceará, como parte das ações do “Pacto por um Ceará Pacífico”.
Participaram da capacitação, servidores da Secretaria da Educação e professores das escolas municipais da Prefeitura de Sobral, técnicos da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e das escolas estaduais, servidores da Secretaria de Segurança e Policiais da Unidade de Segurança (Uniseg) Sobral. O evento contou com a presença do Secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima e do coordenador da 6ª Crede, Daniel Costa.

O curso contempla formas de comunicação, competências socioemocionais, além de técnicas e etapas da mediação, assim como do círculo de construção de paz. A expectativa é formar profissionais que passem a atuar como mediadores escolares. O curso é ministrado pela coordenadora de Práticas Restaurativas, Mediação Social e Cultura de Paz, Cristiane Holanda, e pela Assessora Técnica da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, Caroline Rocha.


Foram ministrados os três primeiros módulos da capacitação. Durante as aulas foram abordados temas, tais como: Justiça Restaurativa e mudanças de Paradigmas; Janelas da disciplina social; Pressupostos Norteadores e fundamentação teórica dos processos circulares adotados por Kay Pranis; e elementos estruturais dos Círculos de Construção de Paz. Para auxiliar na interação dos participantes também foram realizadas oficinas e exercícios de simulação de Círculos de Paz. 

Confira todas as fotos - AQUI