quinta-feira, 17 de outubro de 2019

MÊS DO PROFESSOR | Prefeitura de Sobral lança livro escrito por educadores da rede municipal de ensino







Dentro da programação comemorativa do Mês do Professor, a Prefeitura de Sobral lançou, na quarta-feira (16/10), o livro “Experiências e Práticas Escolares de Ensino em Sobral", escrito por educadores da rede pública municipal de ensino. A solenidade foi realizada no Theatro São João e contou com homenagem aos autores do livro, música ao vivo e sessão de autógrafos.

A prefeita em exercício, Christianne Coelho, destacou a educação como patrimônio de Sobral reconhecida em todo o Brasil. “A qualidade da educação de Sobral hoje é fruto de muita dedicação, muito trabalho, muito esforço, com capacitação e formação continuada, políticas públicas responsáveis, com professores, coordenadores e diretores envolvidos e engajados com a comunidade. A educação de Sobral hoje é um patrimônio e motivo de orgulho para toda a população sobralense. Além da qualidade dos artigos, o livro foi feito com todo zelo para condizer com a qualidade da nossa educação. Parabéns pela publicação e com certeza este livro será motivo de muita consulta”, afirmou Christianne.


O secretário da Educação, Herbert Lima, parabenizou os autores e destacou as ações da gestão de estímulo à qualificação e valorização dos professores. “Este livro é uma forma de estimular os professores para que continuem sua carreira acadêmica. Iniciamos a gestão com a oferta de quatro cursos de especialização para professores, iniciamos uma nova turma no curso de pós-graduação em Ensino de Matemática pela UFC e estabelecemos convênios com reserva de vagas em cursos de mestrado para professores da rede pública”, disse o secretário.


Os autores, no decorrer dos capítulos, mostram a longa jornada para o conhecimento. Quem usufruir das discussões desta obra vai encontrar um rico debate em difusão do saber proporcionado pelos mestres que fazem parte da rede municipal e que, assim como eu, acreditam na educação. Meu sentimento é de gratidão pelo lançamento deste livro e por ver a educação de Sobral incentivando a pesquisa e, acima de tudo, trabalhando em prol da valoração do magistério, uma profissão tão bonita e que merece todo o reconhecimento”, disse a professora de Geografia, Analine Parente, representando os demais autores.



O livro é composto por 16 capítulos escritos por 26 autores selecionados em chamada pública dentro do projeto Diálogos Literários, que visa fortalecer a política de valorização do magistério e aproximar as experiências cotidianas das práticas acadêmicas. A obra apresenta uma importante discussão sobre os desafios da educação no século XXI com temas como: a importância do incentivo à leitura, ensino de música como forma de inclusão, práticas pedagógicas lúdicas e brincadeiras na educação infantil, olimpíadas escolares, uso de tecnologias no ambiente escolar, bullying na escola, uso da geometria no espaço da comunidade escolar e formação continuada de professores.


- Veja o livro aqui
- Veja mais fotos aqui.