quinta-feira, 23 de julho de 2020

Secretaria da Educação de Sobral promove palestras sobre Design Thinking na Educação, Robótica Educacional e Educação Infantil


Estão abertas as inscrições para mais uma live sobre educação e tecnologia, que será realizada no sábado (25/07), a partir das 14h, no canal da Secretaria da Educação de Sobral no Youtube. A partir das 14h, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, receberá os professores Rômulo Almeida, Juscileide Castro e Ticiane Silva para debater sobre Design Thinking, Educação Infantil e Robótica educacional.

A primeira palestra será proferida pela Prof.ª Juscileide Castro, abordando o tema “Design Thinking na Educação: Reflexões sobre aprender fazendo dentro e fora da escola”. Juscileide Castro tem licenciatura em Matemática, com mestrado e doutorado em Educação. É professora da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Também é professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática do IFCE. Integra o Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (Proativa) e é líder do Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (Promídia), no qual desenvolve recursos educacionais digitais, projetos interdisciplinares e pesquisas na área de Matemática e Tecnologias Digitais. 

A segunda palestra será sobre “Educação Infantil de qualidade e novos desafios: caminhos de travessias e conquistas antes, durante e depois da pandemia”, proferida por Ticiane Silva. É professora do Curso de Pedagogia pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), na Universidade Estadual Vale do Acaraú, mesma instituição na qual se formou em Pedagogia. É especialista em Gestão Escolar e em Educação Infantil pela Universidade Federal do Ceará. Integrou o Conselho Municipal de Educação de Sobral e o Grupo de Trabalho que elaborou o Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Sobral para a Educação Infantil. É professora da rede municipal de Sobral há 14 anos, com experiência na coordenação pedagógica e direção escolar na Educação Infantil, estando atualmente na direção do Centro de Educação Infantil Terezinha de Jesus Ponte Aragão.

Já o professor Rômulo Almeida irá falar sobre Robótica Educacional. Mestre e bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará, na área de controle e automação, Rômulo é professor efetivo do curso de Engenharia Elétrica, no Campus da UFC em Sobral, desde 2009, estando atualmente como coordenador do curso. É idealizador e coordenador dos projetos de extensão “Robótica educacional” e “Desenvolvimento de jogos educacionais”, ambos ofertados pela UFC - Campus de Sobral.

As palestras serão mediadas e coordenadas pelo professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Herbert Lima possui graduação em Física, mestrado em Ciência da Computação com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática, com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem”, pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais. É professor dos mestrados em Ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

- Acompanhe a aula aqui: https://youtu.be/bK0MfTzaG8o
- Para realizar sua inscrição nesta aula/palestra escolha um dos links abaixo e preencha o formulário de inscrição nesta LIVE:
- Opção 1 de inscrição: https://doity.com.br/aprender-fazendo-op1
- Opção 2 de inscrição: https://doity.com.br/aprender-fazendo-op2
- Opção 3 de inscrição: https://doity.com.br/aprender-fazendo-op3
- Opção 4 de inscrição: https://doity.com.br/aprender-fazendo-op4
- Opção 5 de inscrição: https://doity.com.br/aprender-fazendo-op5