quinta-feira, 16 de julho de 2020

Live abordará tecnologia digital e robótica educacional no desenvolvimento de autistas, sábado (18)


A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, no sábado (18/07), uma live abordando a tecnologia digital como estratégia para o ensino remoto e a robótica educacional no desenvolvimento de autistas. Para conversar sobre esses temas, a partir das 14h, o secretário da Educação de Sobral, Prof. Dr. Herbert Lima, receberá a Prof.ª Dra. Aparecida Prado e o Prof. Me. Paulo Victor Loureiro, no canal https://www.youtube.com/seducsobral.

A primeira palestra abordará o tema “O uso de tecnologia digital como estratégia para o ensino remoto” e será proferida pela professora Aparecida Prado, que é orientadora da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Graduada em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, é especialista em Informática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e doutora em Engenharia de Teleinformática, ambos pela UFC e pós-doutora em Ciências da Computação (UFERSA/UERN). Aparecida também coordena o Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada da UFC.

A segunda palestra será proferida pelo prof. Paulo Victor Loureiro, abordando o tema “Robótica educacional no desenvolvimento de autistas”. Licenciado em Física, Especialista em Educação Especial Inclusiva e Mestre em Ensino de Física, Paulo Victor realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Em seu trabalho, desenvolve pesquisas na área da Alfabetização Científica com o uso de tecnologias assistivas e da robótica educacional para os alunos público alvo da Educação Especial.

As palestras serão mediadas e coordenadas pelo professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, que é servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da UFC. Herbert Lima possui graduação em Física, mestrado em Ciência da Computação com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática, com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem”, pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais. É professor dos mestrados em Ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

- Acompanhe a aula aqui: https://youtu.be/nMgPnbaaaxo
- Para realizar sua inscrição nesta aula/palestra escolha um dos links abaixo e preencha o formulário de inscrição nesta LIVE:
- Opção 1 de inscrição: https://doity.com.br/tecnologia-robotica-op1
- Opção 2 de inscrição: https://doity.com.br/tecnologia-robotica-op2
- Opção 3 de inscrição: https://doity.com.br/tecnologia-robotica-op3
- Opção 4 de inscrição: https://doity.com.br/tecnologia-robotica-op4
- Opção 5 de inscrição: https://doity.com.br/tecnologia-robotica-op5