segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Sobral adotará o Pisa para avaliação da educação pública do Município


O município de Sobral adotará o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), ranking mundial de educação em ciências, matemática e leitura, para avaliar a qualidade da educação oferecida nas escolas municipais. Em reunião na última sexta-feira (10/02), no gabinete da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o prefeito de Sobral Ivo Gomes tratou de parcerias na área educacional para o município com o diretor executivo da Fundação Lemann, Dênis Mizne, e o assessor Henrique Pimentel. Também participaram do encontro o ex-governador do Estado, Cid Gomes, e o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda.

De acordo com Ivo Gomes, o Município contará com apoio da Fundação Lemann para aplicação do PISA em Sobral. "Para nosso orgulho, nossa cidade já atingiu o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil. Agora será a vez de buscarmos alcançar bons resultados nos padrões internacionais", explicou o prefeito, ao destacar que Sobral será o único município brasileiro a adotar essa medida.

O PISA é usado para a classificação da educação nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo o qual o Brasil está nos últimos lugares, entre os 70 países participantes. Além de avaliar, o programa também se identifica os problemas de cada sala de aula, por aluno.

Durante a reunião, também ficou acordada a parceria da Fundação para o desenvolvimento do novo currículo de ciências e para a formação de professores e implantação de laboratórios com apoio da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos.