A Secretaria da Educação de Sobral realiza, até o dia 22 de dezembro, a aplicação da Avaliação Externa para 24.776 estudantes da rede pública municipal de ensino. A avaliação fornecerá um diagnóstico preciso sobre quais habilidades e competências os estudantes dominam e quais ainda precisam ser desenvolvidas.
A prova para os estudantes da Educação Infantil V ao 9º ano do Ensino Fundamental avalia competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Os estudantes do 9º ano também farão provas nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Os estudantes de 1º e 2º ano (alfabetização) são submetidos a uma avaliação de leitura individual e gravada em áudio para posterior audição. Por meio de cartela de palavras, frases, texto e questões é feita a avaliação da fluência de leitura (velocidade, precisão e prosódia: ritmo e entonação), além da compreensão textual.
As provas são elaboradas e aplicadas, semestralmente, pela Casa da Avaliação Externa. Para a aplicação dos exames foram contratados cerca de 140 candidatos sem vínculo com as escolas municipais. A contratação ocorre por meio de seleção pública realizada pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).