terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Secretarias planejam ações conjuntas para Cultura e Educação em 2022


Na quinta-feira (23/12), a secretária da Cultura e Turismo, Simone Passos, e o secretário da Educação, Herbert Lima, realizaram uma reunião de planejamento e alinhamento de futuras ações conjuntas para 2022. Entre as pautas do momento, estiveram a reabertura do Parque da Luz e a descentralização das atividades da Escola de Música.

O diálogo proporcionou um espaço para estudar a implantação de ações artístico-culturais na grade curricular das escolas de ensino público do município. O objetivo é desenvolver a identidade cultural das crianças sobralenses, como também abrir espaço para estudos em arte. Entre as ações debatidas estavam visitas regulares das turmas aos equipamentos culturais e históricos de Sobral, além do desenvolvimento de atividades descentralizadas com a Escola de Música Maestro Wilson Brasil.

Além das ações nas escolas, a reunião também abordou detalhes e previsão de datas para a transição de gestão do Parque da Luz, complexo turístico e científico que engloba o Museu do Eclipse, o Planetário e a Praça do Patrocínio.

“A manutenção tanto do Museu do Eclipse como do Planetário tem previsão para finalizar em abril do próximo ano. A gente apresentou nesta reunião, para a equipe técnica da Secretaria da Cultura e Turismo, o andamento das obras dos equipamentos e discutimos como será a logística para o translado do novo museu, que está em funcionamento na Universidade Estadual Vale do Acaraú, até a nova sede”, afirmou a coordenadora Administrativa da Secretaria da Educação de Sobral, Rochele Bastos.

Estiveram presentes o coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia, Edilberto Florêncio, e a coordenadora de Artes, Cultura e Cidadania, Neycikele Sotero, e a Coordenadoria Jurídica, a Coordenadoria de Gestão Escolar e a Coordenadoria Administrativa da SME.

"O nosso diálogo é no sentido de aproximar essas duas realidades e fazer com que as artes, as atividades artísticas e a visitação aos museus e aos equipamentos culturais do município possam entrar efetivamente nas atividades da Secretaria de Educação", explicou o coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia, Edilberto Florêncio.