quarta-feira, 13 de abril de 2022

Apresentadas devolutivas de pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social com professores da rede pública municipal de Sobral


Pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) da Universidade de São Paulo (USP) apresentaram, na tarde desta quarta-feira (13/04), a devolutiva de uma pesquisa realizada com professores da rede pública municipal de ensino de Sobral.

O evento foi realizado de forma virtual, pela plataforma Zoom, com a participação de gestores escolares, coordenadores, gerentes e técnicos
da Secretaria da Educação de Sobral (SME).

“Quero agradecer ao Lepes e toda a sua equipe pela parceria e grande colaboração nesta pesquisa. Hoje, nós temos o prazer de ouvir os pesquisadores que realizaram o estudo sobre a implementação de um novo documento curricular, que gera em todos nós uma grande expectativa no que diz respeito a elevar o nível de aprendizagem de nossos estudantes”, afirmou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.


A pesquisa “Coerência educacional na implementação do currículo" foi realizada nos anos de 2019 e 2020, com os professores pedagogos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e com professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais.

A pesquisa foi realizada em 49 escolas municipais de Sobral e contou com a participação de 558 professores de Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino de Sobral, sendo 346 professores dos anos iniciais e 216 professores dos anos finais.

“Poder contar com uma pesquisa que envolveu mais de 500 professores e quase 50 escolas municipais é muito importante para termos suporte nessa fase de implementação do novo documento curricular”, finalizou o secretário da Educação.


O estudo discorre sobre o processo de implementação do documento curricular no Ensino Fundamental na rede pública municipal de ensino de Sobral, a partir da percepção dos professores.

O encontro contou, ainda, com uma palestra sobre a importância da coerência curricular, ministrada pela professora Maria do Pilar Lacerda, da Fundação Getúlio Vargas.

Também estiveram presentes o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, Amaury Gomes; a coordenadora de Ensino Fundamental I da SME, Edna Lima; e os pesquisadores do Lepes, Luiz Scorzafave, Roberta Biondi e Maria Isabel Theodoro.