terça-feira, 19 de abril de 2022

Realizada oficina de implementação do novo currículo de Ciências de Sobral para os anos iniciais do ensino fundamental


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) realizou, nesta segunda-feira (18/04), no Centro de Educação a Distância, a primeira oficina de implementação do Currículo IDEIA (Invenção, DEscoberta, Investigação e Aprendizado) de Ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. A oficina contemplou os professores do 1º ano. No dia 25 de abril participarão os professores do 2º ano. Em maio, serão contemplados com as oficinas os professores do 3º, 4º e 5º anos.

“É uma alegria poder compartilhar com vocês todo esse trabalho. Agradeço à gestão municipal, em nome de nosso prefeito Ivo Gomes, e ao secretário da Educação, Herbert Lima. Desenvolver o currículo de ciências foi um desafio e nós estamos muito felizes em realizar esta oficina agora”, afirmou a coordenadora de Ensino Fundamental I, Edna Lima.


Esta foi a primeira oficina prática de vivência com os professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Ao longo das próximas oficinas, os professores irão vivenciar sequências didáticas do eixo do currículo, que será implementado na rede pública municipal de ensino de Sobral ainda neste ano.

A oficina foi ministrada pelos educadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), em parceria com a equipe de parceiros da construção do currículo e com os professores laboratoristas, que atuam nos laboratórios já implantados nas escolas municipais de Sobral.


“Hoje o sentimento é de felicidade, pois estamos implementando agora um documento que foi construído ao longo de cinco anos, com a participação de inúmeros colaboradores. O meu muito obrigado a todos”, comentou o diretor-presidente da Esfapege, Amaury Gomes.

A elaboração do Currículo IDEIA (Invenção, DEscoberta, Investigação e Aprendizado) de Ciências teve início em 2017, em parceria com o grupo de pesquisadores liderados pelo professor Paulo Blikstein, da Universidade de Columbia, e contou com a participação de professores da rede pública municipal de ensino de Sobral e de formadores da Espafege, além do apoio da Fundação Lemann e da Universidade Federal do Ceará.