sexta-feira, 1 de julho de 2022

Inaugurado Museu de Ciências de Sobral com 26 novos experimentos interativos


Buscando modernizar os espaços científicos e históricos de Sobral, a governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, e a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho, inauguraram, na quinta-feira (30/06), o novo Museu de Ciências de Sobral.

O equipamento, que representa um marco na ciência mundial, contou com a requalificação e modernização de seus espaços físicos, em um investimento superior a R$94 mil reais oriundos do Tesouro Municipal. Além disso, o Museu recebeu a instalação de 26 novos e modernos experimentos interativos com base na luz, adquiridos pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), com um investimento de cerca de R$ 5 milhões, captados por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II).


“O museu conta com o que há de mais moderno e da melhor qualidade para garantir a interação construtiva de aprendizagem, mesmo para aquelas pessoas que não têm conhecimentos prévios ou aprofundados de Física, e isso é muito legal porque também é uma forma de despertar a população para as boas perguntas que a Ciência pode responder”, afirmou Izolda.

Através dos novos experimentos interativos, onde destacam-se a harpa laser que, conectada a um sintetizador, produz som a partir da interrupção dos feixes de luz, é esperado que o ambiente fique mais dinâmico para o público, melhorando o aprendizado para os visitantes.


O objetivo é que os novos equipamentos possam aumentar o interesse do público geral pela Astronomia, além de manter a história da cidade viva. “Estou muito feliz. Estamos hoje inaugurando um equipamento importantíssimo para a nossa cidade. Com o Museu de Ciências, nossos estudantes, do ensino infantil ao superior, poderão utilizar esse espaço para fazer seus estudos, além de ser um ambiente que vai ajudar ainda mais no fomento à cultura”, afirmou a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho.

Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, os novos equipamentos interativos irão possibilitar aos estudantes de Sobral e região vivenciar na prática uma série de conceitos. “Isso tem um significado muito importante porque vai disseminar cada vez mais a Ciência para toda a população sobralense”, pontuou.


O novo Museu de Ciências de Sobral conta com Holograma do Einstein, raios de luz 3D, leitor com bolas de cristal, máquina do olho, quebra-cabeça laser, holograma especular, luz destilada, interação de ondas, capacetes de difração, fluído birrefringente, arco-íris da areia, microondas e luz, microfone laser, pong de buraco negro, lente gravitacional, bicicleta relativística, paradoxo dos gêmeos, órbitas, toque o início do universo (Big-bang), óptica ativa, espelho respirante, câmera infravermelha, harpa laser, fotografia da gota de água, radiotelescópio e empurrão no espaço.

O MUSEU

O Museu do Eclipse de Sobral foi fundado em 1999 pela Prefeitura de Sobral, em alusão aos 80 anos da observação do eclipse em Sobral, que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Localizado na Praça do Patrocínio, o museu foi construído no mesmo local onde foi observado o fenômeno em maio de 1919. O espaço também conta com a luneta utilizada, as fotos originais do momento e o jornal The New York Times que noticiou a comprovação da teoria.