Educadores das escolas municipais e técnicos da Secretaria da Educação de Sobral participaram, no dia 21 de junho, do evento de celebração dos 15 anos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). O momento aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Devido a políticas educacionais como o Mais Paic, Sobral ganhou destaque pelo ensino e taxas de alfabetização na idade certa, saindo de um dos piores resultados do país e conquistando os melhores indicadores educacionais do Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), o que o levou a ser modelo reconhecido nacional e internacionalmente.
Em 2017, as escolas municipais de Sobral conquistaram 22 premiações no Prêmio Escola Nota, colocando Sobral como o município com o maior número de escolas premiadas no Estado do Ceará, segundo dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) de 2016.
Os alunos da rede pública municipal de ensino já foram beneficiados com diversas ações realizadas pelo Programa de Aprendizagem na Idade Certa, como a coleção juvenil MAIS PAIC MAIS LITERATURA, realizada em anos anteriores com a entrega de livros paradidáticos que remetiam à cultura regional do Estado do Ceará.
Além disso, seguem ativos os processos de seleção de bolsistas do Programa Pacto Pela Aprendizagem. As bolsas são oferecidas com o intuito de realizar ações pedagógicas para promover a recuperação da aprendizagem nos componentes curriculares da educação básica nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e acompanhar os estudantes, apoiando-os nas atividades escolares.
MAIS PAIC
Inspirado nas políticas educacionais de Sobral, o Programa de Aprendizagem na Idade Certa foi criado em 2007, como uma política pública educacional de colaboração entre Estado e municípios para a alfabetização até os sete anos. Para isso, o Mais Paic oferece formação a educadores, apoio às gestões escolares, materiais estruturados, entre outras ações. Atualmente, a iniciativa foi ampliada até os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, como forma de garantir que os estudantes entrem preparados no Ensino Médio.
Também foi lançado, em 2021, pelo Governo do Estado do Ceará, o Pacto pela Aprendizagem, buscando instaurar políticas educacionais que auxiliem os alunos do Ensino Fundamental no contexto pandêmico.
Veja mais fotos do evento: https://bit.ly/3zT7a1J