A Secretaria da Educação realizou, na manhã desta quinta-feira (15/12), a "II Feira de Ciências das Escolas Municipais de Sobral", que este ano teve como tema “Sobral 250 anos: um marco histórico em excelência educacional”.
Participaram do evento estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Sobral que, ao todo, formaram 49 equipes compostas por estudantes e professores de 21 escolas.
Durante a II Feira, foram apresentados projetos divididos nos eixos Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física), Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia).
“Esse evento marca uma era na ciência para os nossos estudantes da educação básica, porque mostra a importância de pesquisar, experimentar e colocar em prática o que trabalhamos em sala de aula, no que diz respeito à prática da ciência enquanto disciplina. Estamos muito felizes com a realização deste evento”, comemorou Daniel Brandão, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú e um dos coordenadores da II Feira de Ciências.
Os três melhores projetos de cada eixo temático foram premiados com um troféu e medalha para a escola, para alunos(as) e professor(a) orientador(a). O projeto vencedor na categoria geral ganhou uma bolsa de incentivo à pesquisa.
Saíram vitoriosas da II Feira de Ciências as escolas Professor Gerardo Rodrigues de Albuquerque, Trajano de Medeiros, Osmar de Sá Ponte, Paulo Aragão, ETI Maria Dias Ibiapina, ETI Francisco das Chagas Costa, ETI Maria Dorilene Arruda Aragão, ETI Edgar Linhares, ETI Maria de Lourdes Vasconcelos e ETI Elda Cavalcante Lima.
A II Feira de Ciências é uma realização da Secretaria da Educação, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tendo como fim estimular o perfil de pesquisador e valorizar as boas práticas desenvolvidas pela comunidade estudantil das escolas municipais de Sobral, com a perspectiva de contribuir com o ensino das ciências, bem como com as iniciativas diversas e ideias inovadoras.
Além disso, a II Feira de Ciências também visa fortalecer o espírito de curiosidade dos estudantes nas diversas áreas do conhecimento, estimular questionamentos, expectativas, estudos aprofundados, manifestos culturais e artísticos, com apoio dos seus professores.
Confira mais fotos do evento: https://bit.ly/3hxtYxg