quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Secretaria da Educação de Sobral e Escola de Formação Permanente realizam balanço do ano e planejam ações para 2023


O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, se reuniu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (21/12), com o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Pedagógica (Esfapege), Amaury Gomes, e demais representantes da Esfapege. Em pauta, as formações em serviço ofertadas aos educadores da rede municipal de ensino de Sobral.

Durante o encontro, Herbert Lima fez, junto à equipe presente, um balanço de todas as formações em serviço realizadas ao longo do ano de 2022. “As formações continuadas que a Secretaria da Educação de Sobral realiza ao longo de todo o ano letivo com os nossos educadores são de extrema importância para o processo de aprendizado e nós estamos felizes com essa importante parceria que realizamos com a Esfapege”, pontuou.


Na reunião, foi realizado ainda o planejamento das formações em serviço que serão ofertadas aos educadores no ano de 2023, bem como o planejamento de ações com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Também estiveram presentes no encontro a coordenadora da Educação Infantil da SME, Kathleen Arcanjo; a coordenadora de Ensino Fundamental I, Edna Lima; o coordenador de Ensino Fundamental II, Vilar Vasconcelos; a coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Sâmia Linhares; e a gerente de Competências Socioemocionais, Maiara Melo.

FORMAÇÕES EM SERVIÇO

As formações são conduzidas por formadores da Esfapege com supervisão da equipe da Secretaria da Educação. Nos encontros, são repassadas orientações gerais sobre os conteúdos e habilidades que serão trabalhados em sala de aula, ao longo do mês, em cada disciplina.

Os professores fazem um estudo teórico dos conteúdos e recebem orientações didático-pedagógicas com as expectativas de aprendizagem para os estudantes. Os educadores recebem um cronograma do que será trabalhado em sala de aula durante o mês, além de sugestões de atividades para desenvolverem os conteúdos com duplo foco: cognitivo e socioemocional.