quarta-feira, 10 de maio de 2023

Alunos de Sobral participam de pesquisa da OCDE sobre competências socioemocionais


O município de Sobral foi escolhido para representar o Brasil em uma pesquisa desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, que está sendo aplicada nas escolas em parceria com o Instituto Ayrton Senna desde a última terça-feira (02/05), e que segue até o dia 19 de maio.

O objetivo da consulta é avaliar o desenvolvimento dos alunos que têm entre 10 e 15 anos de idade, e como as competências se relacionam com os fatores do ambiente doméstico, escolar e comunitário desses estudantes. Cerca de 2500 alunos estão respondendo online ao questionário, de forma objetiva, a fim de levantar dados para a produção de políticas públicas sobre o tema.

Além dessa amostra, também estão sendo aplicados questionários aos pais e/ou responsáveis, bem como aos professores e aos diretores das escolas onde esse público da pesquisa foi selecionado.


Segundo a gerente das Competências Socioemocionais, Maiara Melo, a avaliação do estudante é apenas para buscar refletir acerca do seu desenvolvimento, envolvendo as dezesseis competências socioemocionais e seu ambiente familiar.

Para Vanusa Maria Barbosa Graciano, mãe da aluna Eloá Barbosa Graciano, do 6º ano B da Escola Trajano de Medeiros, essa pesquisa foi muito positiva, pois é o reflexo da organização que a escola proporciona à sua filha. “Esse é o primeiro ano da minha filha num local novo. Estou muito satisfeita com a equipe e a interação escola-família”, destacou.

Eloá complementa que o trabalho dos professores com as competências é bom porque eles interagem bastante com os alunos. “Eles sempre mandam recados e fazem brincadeiras. É tudo muito leve para nós alunos, assim é mais fácil de estudar”, finalizou.


SOBRE A PESQUISA

Como os estudantes gerenciam suas emoções, abordam tarefas e se relacionam com os outros? A OCDE também quer entender como isso se relaciona com saúde, bem-estar, desempenho acadêmico ou escolhas de carreira.

Nela são considerados os fatores dos ambientes da casa, escola e comunidade e como eles influenciam o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Os resultados coletivos da pesquisa serão compartilhados com governos, pesquisadores e professores para ajudá-los a entender melhor e aprimorar a educação no Brasil e em outros lugares.