quarta-feira, 3 de maio de 2023

Secretaria da Educação de Sobral realiza formação semanal com foco na aprendizagem para diretores escolares


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) está realizando, ao longo de todo o ano de 2023, encontros com os diretores das 85 escolas municipais. Nas pautas, além de serem repassadas orientações aos gestores, ainda são realizadas formações continuadas com foco na aprendizagem.

Os encontros são conduzidos pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica da SME, que já realizou 12 reuniões no ano de 2023. Durante o mês de abril, foram realizadas duas reuniões, nos dias 2 e 27, respectivamente.


Segundo o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esses encontros têm como principal objetivo fortalecer o diálogo entre a Secretaria da Educação de Sobral e as escolas da nossa da rede de ensino. “As nossas reuniões com os diretores são sempre um momento muito rico, principalmente porque a gente realiza uma formação com eles, tendo como foco principal a aprendizagem de nossos estudantes”, pontuou o secretário.

Entre as estratégias de aprendizagem adotadas durante os encontros, está ainda a troca direta de experiências entre as escolas, com a apresentação de suas práticas pedagógicas exitosas e de relatos de experiência para os presentes nas reuniões.


“As reuniões de diretores são verdadeiros espaços de formação de gestores, pois as trocas de experiências, que acontecem de forma pontual a cada reunião, nos permitem perceber e refletir sobre nossas ações e revisitá-las, trazendo novas ideias a partir desses momentos de exposição de experiências”, afirmou Maria do Carmo Gomes, diretora da Escola Antenor Naspolini, localizada no bairro Dom José.

Para Nara Aragão, diretora da Escola Yêdda Frota, “as reuniões periódicas de diretores são de fundamental importância, visto que pactuamos a cada reunião nossos objetivos, fortalecemos o vínculo com a Secretaria e através da apresentação das experiências exitosas, qualificamos nossa prática por meio de ações eficazes praticadas em outras escolas, tendo assim a oportunidade de enriquecer o trabalho em rede”.