quarta-feira, 3 de abril de 2019

Reunião Regional da SBPC em Sobral reúne mais de 3 mil pessoas



Com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”, a Reunião Regional da SBPC em Sobral teve cerca de 3 mil inscritos da região e de outros 15 estados, além dos internautas, que acompanharam a transmissão on-line. O encontro foi realizado de 27 a 30 de março no Centro de Convenções da cidade. A Reunião também celebrou o Centenário da observação do eclipse que foi decisivo para comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

A secretária regional da SBPC no Ceará, Claudia Linhares Sales, disse que a Reunião Regional, que era para ser um teste para as comemorações em maio do Centenário do Eclipse de Sobral, ganhou corpo e luz própria. “O evento foi um sucesso. Uma grande oportunidade para explicar a história desse importante eclipse para a comunidade, inclusive para os professores do ensino básico, que são multiplicadores. A Reunião foi uma oportunidade para a comunidade se apropriar de sua história”, avaliou.

O evento abordou casos exitosos da cidade e da região, em que educadores discutiram gestão, problemas nas escolas, além de fazerem reflexões sobre suas atuações. Na conferência do professor Carlos Roberto Jamil Cury, vice-presidente da SBPC, o público pode debater a história do Plano Nacional de Educação. Na palestra do educador Daniel Cara foram apontados os desafios da educação pública no Brasil, além de currículo escolar, participações em olimpíadas e feiras científicas e desempenho em avaliações nacionais.


Troféus para estudantes

Como não poderia faltar em um evento de Ciências, a Reunião Regional foi palco também da 1ª Feira de Ciências das escolas públicas municipais de Sobral, atividade que reuniu 131 equipes nos dias 28 e 29 de março, no Centro de Convenções, onde se realizava o evento da SBPC. Na atividade, professores orientadores e estudantes da Educação Básica apresentaram práticas exitosas em diversas áreas do conhecimento. Ao final das apresentações, na sexta-feira, foi realizada uma cerimônia de premiação, na qual 12 equipes levaram troféus que faziam menção ao Centenário do Eclipse de Sobral, um incentivo para seguirem instigados pela pesquisa.

Os estudantes vibravam a cada nomeação, e se emocionavam quando tinham o nome de sua equipe convidada ao palco para receber das mãos do secretário de educação de Sobral, do presidente e da secretária regional da SBPC o prêmio. “Essa premiação foi muito emocionante, porque mostra para esses alunos que todos são capazes”, avaliou Sales.