terça-feira, 12 de setembro de 2017

Iniciados cursos de especialização em Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria da Educação de Sobral, em convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou, no sábado (9), a aula inaugural dos cursos de Especialização em Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos, no campus Mucambinho.  A aula contou com palestra sobre os temas “Ambiente Virtual Moodle”, proferida pelo Dr. Denys Sales (IFCE), “Educação de Jovens e Adultos: que história temos para contar e materializar?”, com a professora Ana Cláudia Uchôa do (IFCE); e "A educação ambiental para a EJA: uma poética experiência inventada", ministrada pelo professor José Maclécio de Sousa.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, destacou a importância das especializações e da participação dos professores e outros profissionais. “É uma grande alegria participar deste encontro com todos vocês, neste momento simbólico em que alguns professores fazem esse retorno simbólico à universidade. Agradeço a vocês por terem se inscrito, concorrido ao processo seletivo e parabenizo por estarem aqui hoje, fortalecendo a qualificação de vocês”, disse.

“Temos que aprender respeitar os limites e os tempos de aprendizagem de cada aluno. Temos que aprender também que precisamos agir de acordo com as novas tecnologias, nos afastando das metodologias passivas e avançando para as metodologias ativas, utilizando os grupos de discussão, a prática em conjunto entre os alunos, a interação”, disse o professor Denis Sales, doutor em Educação e pertencente do corpo docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que palestrou sobre o futuro que pretendemos alcançar com a educação e os ambientes virtuais de aprendizagem.

Já a professora Ana Claudia Uchoa fez um resgate histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, enfocando os aspectos a serem levados em conta na prática pedagógica. “Nós não podemos esquecer dos ensinamentos de Paulo Freire, segundo o qual ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção. Quem é professor de EJA entende bem o que Paulo Freire disse”, afirmou ela, destacando ainda a importância de levar em consideração os conhecimentos de mundo do educando.


Ao abordar as questões que envolvem o conceito de educação ambiental, o professor Maclecio de Sousa falou da necessidade de abordar a temática a partir do conhecimento de mundo de cada um. “Esse momento é também de aprendizagem para nós, professores. E é nesta perspectiva que venho para este encontro de ideias com vocês. Precisamos pensar a educação ambiental de uma forma que esse tema se relacione com a nossa leitura de mundo, com o que está fora do lugar, mas não deveria estar e com o que está no lugar, mas não deveria estar”, destacou.

Na semana passada, foi realizada a aula inaugural dos cursos de Educação em Direitos Humanos e Gênero e Diversidade na Escola. Os quatro cursos de especialização terão duração de 18 meses e beneficiarão 600 profissionais da Educação, dos Direitos Humanos, da Assistência Social, da Autarquia Municipal do Meio Ambiente, dentre outros. As aulas acontecerão de forma presencial e também no ambiente virtual.


Veja mais fotos AQUI.