quarta-feira, 4 de julho de 2018

Ano Municipal das Ciências | Secretária da Educação de Sobral lança livro sobre Ensino de Ciências


A Secretaria da Educação de Sobral realizou, no dia 29 de junho, o lançamento do livro “Ensino de Ciências e Educação Profissional: convergências formativas” e uma palestra com o tema “Explorando novos mundos no Cosmos", proferida pelo astrofísico Daniel Brito, como parte da programação do Ano Municipal das Ciências, que marca o centenário do eclipse de Sobral.

Para o secretário da educação de Sobral, Herbert Lima, “esse momento transcende a área da ciência, da física, transcende a própria educação. Ele é um momento para ser vivido pelo município de Sobral, pelas pessoas que fazem o município de Sobral, pelos estudantes, pelos profissionais e pela população em geral".  

O pesquisador do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, pós-doutor com pesquisas na área de Astrofísica Estelar Observacional, Daniel Brito, concluiu sua palestra destacando que “nós temos que fazer com que a educação de jovens e adultos tenha um cenário propício para o aprendizado. Não adianta termos bons cientistas se não tivermos uma educação que possibilite condições básicas para que as crianças tenham acesso à ciência. Então minha luta não é pela minha pesquisa, a minha luta é pela sobrevivência da educação, pela sobrevivência daquilo que na verdade nos torna mais humanos, que é a capacidade de conseguirmos ler a natureza, de entendermos que a natureza é entendível e a ciência e as escolas são uma celebração do entendimento da natureza”.

O evento aconteceu na Casa da Cultura de Sobral e reuniu mais de 200 pessoas entre professores, coordenadores, diretores das escolas municipais de Sobral, convidados, técnicos da Secretária da Educação e demais interessados. Este foi o segundo evento de vários que serão realizados durante todos o Ano Municipal das Ciências, até o dia 29 de maio de 2019, quando serão completados os 100 do eclipse de Sobral.

- Veja o vídeo do lançamento aqui.
- Confira todas as fotos do evento aqui.
- Assista à palestra, clicando aqui.