Professores da rede pública de ensino de Sobral e acadêmicos participaram, no dia 30 de junho, da I Oficina de Produção de Texto Acadêmico, realizada no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC) - campus Sobral. A iniciativa da linha de pesquisa “História e Educação Comparada”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, visa estimular a participação no XVII Congresso de História da Educação do Ceará, que será realizado de 20 a 23 de setembro, em Sobral.
Na ocasião, os presentes conheceram um pouco do trabalho desenvolvido pela linha de pesquisa “História e Educação Comparada”, as edições anteriores do Congresso de História da Educação do Ceará e livros publicados, receberam a programação do Congresso e orientações para a produção de resumos e artigos científicos, além de iniciarem a estruturação dos trabalhos que poderão ser submetidos à aprovação para apresentação no Congresso, em setembro.
CONGRESSO
Com o tema “Tecnologias da Educação: passado, presente e futuro”, o XVII Congresso de História da Educação do Ceará reunirá professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais de todo país interessados na temática. A programação contará com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, apresentações culturais, dentre outros. A conferência de abertura realizada no Theatro São João, pelo professor doutor Roberto Aparici, diretor da Universidade Nacional de Educación a Distancia (UNED - Espanha), com o tema “Educomunicação e Cultura Digital Crítica”.
Os interessados em participar poderão submeter até três trabalhos, até o dia 4 de agosto de 2018, como autor principal ou como co-autor, nas categorias poster (short paper) e comunicação oral (trabalho completo), em um dos nove eixos: “Arte, Pré-História, Paleontologia e Museologia”, “Livros, Periódicos e Material escolar”, “Instituições Educativas, Currículo e Formação de Professores”; “Biografia, Autobiografia e Intelectuais da Educação; “Missões, Expedições e Movimentos Sociais; “Política Educacional, Universidades, Organismos internacionais”; “Família, Demografia, Gênero, Juventude e Inclusão”; “Arquitetura, Educação Patrimonial e Pesquisa histórica”; e “Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e Inclusão Digital”.
- Mais informações no site http://fedathi.multimeios.ufc.br/chec/
- Apresentação Oficina aqui.
- Modelo de short paper aqui.
- Modelo de trabalho completo aqui.
- Veja todas as fotos, clicando aqui.