sexta-feira, 6 de julho de 2018

Prefeitura de Sobral realiza aula inaugural do curso de Robótica Educativa


Como parte do programa #ocupaJuventude, foi realizada a aula inaugural do curso de Robótica Educativa, no 4 de julho, no auditório do Centro Integrado SESI SENAI de Sobral. Promovido pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, o curso beneficia 150 estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental das escolas municipais, que desenvolverão conhecimentos na área da automação, potencializando a aprendizagem de matemática e ciências.

Para o prefeito Ivo Gomes “o curso de Robótica Educativa é o mais sofisticado de todos os projetos do #ocupaJuventude porque vai envolver todas as questões de ponta de ciências. São pouquíssimas as pessoas no Ceará que têm acesso a um curso como esse. Estamos vivenciando o Ano Municipal das Ciências, para celebrar o centenário do eclipse de Sobral, e este vai ser um ano em que as escolas públicas de Sobral vão conversar muito sobre Ciências”.

O secretário da Educação de Sobral, Hebert Lima, destacou os novos desafios da educação de Sobral. “Estamos elaborando um novo currículo de Ciências, em parceria com a Universidade de Stanford, iremos inaugurar os dois primeiros laboratórios de Ciências, em agosto, onde vocês irão aprender fazendo com tudo que há de mais moderno no mundo; e aplicamos o Pisa, uma prova internacional para avaliar como se situa a educação de Sobral em relação aos países mais desenvolvidos do mundo. Tudo com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino oferecido nas escolas municipais de Sobral”, explicou o secretário.



Com carga horária total de 300 horas, o curso contará com 72 encontros, sendo dois encontros semanais, além de uma Hackathon (maratona hacker) e uma competição de robótica. Ao final do curso, os estudantes serão capazes de programar robôs autônomos com a tecnologia Lego, aprofundando os conhecimentos nas áreas de ciências, tecnologia e matemática.

#ocupaJuventude

Com o objetivo de criar oportunidades para a juventude, a Prefeitura de Sobral está desenvolvendo o programa #ocupaJuventude, que agrega 12 projetos desde cursos profissionalizantes e capacitações à concessão de bolsas e estágios, beneficiando mais de 12 mil jovens sobralenses.  Estão sendo investidos R$ 9,2 milhões no programa, integralmente custeado pela Prefeitura. 

Os projetos que compõem o programa são Estágio Municipal, Inova Sobral, Robótica Educativa, Bolsa Universidade de Sobral, Bolsa Atletas de Sobral, Jovem Guarda, Sobral Empreendedor, Capacita Sobral (cursos de até 80h), Qualifica Sobral (cursos acima de 80h até 200h), Sobral Profissionalizado (cursos acima de 200 até 1.400h), Formação em Artes e Jovens Agentes Rurais.