terça-feira, 25 de setembro de 2018

XVII Congresso de História da Educação do Ceará reúne estudiosos em Sobral

Com o objetivo de apresentar a produção acadêmica de pesquisadores experientes e em formação, com diferentes recortes e perspectivas, sobre “Tecnologias da Educação: passado, presente e futuro”, o XVII Congresso de História da Educação do Ceará reuniu em Sobral, de 20 a 23 de setembro, professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais de todo o país que desenvolvem pesquisas na área da educação.

A abertura do evento aconteceu na quinta-feira (20/09), no Teatro São João. Na ocasião, a equipe de educadores da Brinquedoteca Municipal de Sobral apresentou uma peça teatral. Estiveram na abertura do congresso o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; a vice-prefeita, Christianne Coelho; o representante do Programa de Pós-Graduação/LHEC em Educação da UFC, prof. Dr. Hermínio Borges; a coordenadora da Linha da UFC, profa. Dra. Patrícia Carvalho; a coordenadora do evento, profa. Dra. Lis Martins; e o diretor de EaD do IFCE, prof. Marcio Damasceno.


Na sexta-feira (21/09), os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a implantação de novas tecnologias na rede municipal de Sobral, através da palestra do secretário Herbert Lima, que abordou a implantação dos dois laboratórios FabLearn, a implementação de novos currículos e a adesão ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).


Também foram lançados os livros “Tecnologias da Educação: Passado, presente e futuro”, organizado pelas autoras Maria Juraci Maia, Patrícia Helena Carvalho e Antônia Lis de Maria; e “Laboratório de Multimeios entre Gigas e Megabytes”, também escrito pela autora Antônia Lis de Maria. Após o lançamento das obras, os congressistas participaram de um momento cultural visitando a exposição 'Êxodos' do fotógrafo Sebastião Salgado, na Casa da Cultura, e o Museu Dom José.

Durante todo o fim de semana, foram realizados minicursos, mesas-redondas, além de apresentação de trabalhos, lançamento de livros e atividades culturais. A palestra de encerramento Congresso abordou o tema 'Educação a Distância, Inclusão Digital e a Pesquisa' aconteceu no domingo (23/09), no auditório do Centro de Educação a Distância.