terça-feira, 12 de novembro de 2019

Educadores avançam na elaboração do novo currículo de Ciências




Educadores responsáveis pela elaboração do currículo de Ciências de Sobral realizaram, no dia 07 de novembro, mais um encontro do grupo de trabalho, no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão. “Estamos avançando para cumprirmos mais um desafio. Tivemos discussão sobre as grandes ideias, os eixos e a metodologia para uso dos Laboratórios FabLearn”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação de Sobral, Edna Carvalho.

Todas as quintas-feiras os técnicos da Coordenadoria de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação de Sobral, professores de Ciências da rede municipal e formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) se reúnem para fazerem estudos, reflexões e tomarem decisões sobre a organização dos conteúdos do currículo novo currículo.

Desenvolvido com o apoio da Fundação Lemann, o novo currículo de Ciências do município está alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz as melhores práticas e experiências internacionais para o ensino de Ciências, como o uso dos laboratórios FabLearn e a aprendizagem “mão na massa”.


Os laboratórios , criados pelo professor Paulo Blikstein da Universidade Columbia, são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem que já estão presentes em 15 países do mundo. Em Sobral, sua implementação está integrada à formação de uma equipe de professores que já está aplicando novos princípios de ensino de Ciências como um piloto para a construção de um currículo de Ciências moderno para os alunos.