terça-feira, 5 de novembro de 2019

Escolas municipais de Sobral conquistam 36 medalhas na 13ª Mostra Brasileira de Foguetes




Estudantes de 13 escolas da rede pública municipal de Sobral participaram da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Foram conquistadas 36 medalhas pelas escolas, sendo 20 medalhas de ouro, três medalhas de prata e 13 medalhas de bronze.

Os estudantes da Escola Antônio Custódio de Azevedo conquistaram o maior número de medalhas na competição com 20 medalhas de ouro e uma de bronze. A Escola Osmar de Sá Ponte e a Escola José Inácio Gomes Parente também tiveram destaque na olimpíada, com elaboração de projeto e lançamento de foguete para observação e cálculos.

Na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) os estudantes organizados em equipe constroem foguetes com garrafas pet e os lançam, obliquamente, a partir de uma base de lançamento. Com a orientação do professor eles calculam a distância do lançamento ao local de pouso. Todos os alunos recebem certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

A Mobfog é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgãos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), e com patrocínio da Universidade Paulista (Unip).