sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Escolas municipais recebem cartilhas educativas sobre educação e cidadania


A Secretaria da Educação realizou, nesta sexta-feira (13/08), a cerimônia de entrega das cartilhas educativas dos projetos “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), e "Educação e Cidadania", iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A cerimônia aconteceu na Escola Edgar Linhares, localizada no bairro Nova Caiçara.

“Minha palavra é de agradecimento aos parceiros desse projeto, que visa levar a cidadania integral para as pessoas. A gente tá introduzindo nas escolas, graças à confiança dessas instituições que estão aqui, um material estruturado, bonito e bem feito, para que a gente possa treinar as nossas crianças, professores e a comunidade como um todo sobre o exercício da transparência nas contas públicas. Sobral sempre vai estar aberta a novas experiências educacionais para que a gente possa ter crianças bem preparadas para a vida”, afirmou o prefeito Ivo Gomes. 

Em Sobral, 43 escolas participarão dos dois projetos. O kit é composto pelo manual do professor, caderno do estudante com atividades, revistas em quadrinhos, inclusive no formato digital por meio de aplicativos (Play e Apple Store), jogos, tirinhas e ainda vídeos de animação, com a participação dos personagens da Turma da Mônica.


“Nós só estamos aqui hoje fazendo essa parceria porque algumas pessoas contribuíram. Sobral já vai começar com uma alta quantidade de escolas atendidas. Serão 43 escolas, que trabalharão ou com material impresso ou com material virtual. Parabéns a todos, principalmente aos professores e as crianças que irão usar esse material. Nós estaremos à disposição para tirar dúvidas durante a execução do programa”, pontuou o superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Ceará, Giovanni Pacelli.

O material aborda de forma lúdica os temas relacionados à ética e cidadania, alinhados às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Empatia, diálogo, autonomia, participação social, responsabilidade, integridade, cooperação, pensamento crítico e autogestão, estão entre os temas abordados nos materiais didáticos do programa.


“Quero saudar a todos os professores, que são quem estão na ponta desse projeto, e também aos nossos parceiros, que têm o objetivo de criar boas práticas para a educação. É importante criar essa atmosfera de melhorar a cidadania desde o início, com as crianças”
, afirmou o controlador e ouvidor geral do município, Cézar Pinheiro. 

O promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Élder Ximenes Filho, falou sobre a parceria com Sobral. “Estamos contando com Sobral para ser, de novo, a ponta de lança desta batalha que levará à nossa juventude a fazer o que a minha geração não conseguiu, que é construir um Brasil mais solidário, respeitador de si e do outro. A caminhada é toda nossa, mas a bola está com Sobral”.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, falou sobre as ações já implementadas no campo educacional do município. “Esse programa traz uma pauta que já vem sendo trabalhada nas escolas. A tolerância, o diálogo, o respeito à diversidade, o combate à corrupção estão dentro da pauta da política educacional de Sobral, com a implementação das competências socioemocionais”, afirmou o secretário. 

Iniciado em 2009, o programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”, da CGU, visa despertar o interesse e a participação de toda a comunidade escolar no desenvolvimento das ações, proporcionando assim um processo de ensino-aprendizagem colaborativo.
 
O projeto "Educação e Cidadania", do MPCE, é uma ação preventiva de caráter permanente e continuado que tem como objetivo trabalhar conteúdos relativos à prevenção da corrupção, ao respeito ao próximo e aos bens públicos desde a infância.


Estiveram presentes também na cerimônia Leonino Rocha, auditor federal de Finanças e Controle, que coordena o Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da CGU; Edilberto Barreto, auditor federal de Finanças e Controle, que coordena os programas "Um por todos" e "Time Brasil" na CGU/CE; o secretário do Planejamento e Gestão de Sobral, Ramom Carvalho; a secretária Municipal da Segurança Cidadã, Emanuela Leite; o chefe do gabinete do prefeito, David Duarte; o diretor da Escola Edgar Linhares, Carlos Augusto de Sousa; além de professores representantes das 43 escolas que participam dos projetos.