quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Inaugurado Centro de Educação Infantil Olga Barroso no bairro Parque Silvana


Os moradores dos bairros Parque Silvana e Campo dos Velhos ganharam um Centro de Educação Infantil (CEI), que atenderá até 208 crianças de 0 a 5 anos de idade. O CEI Dona Raimunda Olga Monte Barroso foi inaugurado, nesta terça-feira (10/08), pelo prefeito Ivo Gomes; a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana; a secretária estadual da Educação, Eliana Estrela; e o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

O prefeito Ivo Gomes falou sobre a honra de poder homenagear Olga Barroso dando seu nome ao CEI. “Esta era uma homenagem que Sobral já devia há muito tempo à escritora, professora e jornalista Olga Barroso. Agradeço a família por ter nos concedido a honra de ter o nome dela nesta homenagem tardia, mas em tempo. Ela foi uma grande sobralense e referência em educação muito antes de Sobral ser a referência que é hoje, portanto, uma precursora”.


O Centro de Educação Infantil é composto por quatro salas de aula, berçário, dormitório, fraldário, laboratório de informática, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, depósito de limpeza, área de serviço, vestiário, diretoria, recepção e parque infantil. Foram investidos mais de R$ 1,6 milhão em recursos do Governo do Ceará para construção; e R$ 209 mil para aquisição de mobiliário e de equipamentos para o novo espaço, com contrapartida da Prefeitura de Sobral.

“É uma alegria participar destes momentos, como a entrega desses equipamentos para atender crianças pequenas. Essa é uma responsabilidade e compromisso muito forte do governador Camilo Santana e da Onélia, que coordena o Programa Mais Infância, para garantir às crianças a educação em um local bem estruturado, confortável e seguro. É uma grande satisfação ter essas parcerias com municípios como Sobral, por saber que aqui será realizado um trabalho bem feito”, afirmou Izolda.


A construção de Centros de Educação Infantil faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. A iniciativa, que abrange todos os 184 municípios do território cearense, é centrada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. É justamente o Tempo de Aprender que compreende a escola como direito de todos, visando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

“É uma alegria estar aqui entregando para a população de Sobral mais um equipamento tão importante. Meu desejo é que este CEI possa estar aberto, recebendo todas as nossas crianças que aqui irão estudar. Tenho certeza que daqui irão sair futuros vereadores, prefeitos, médicos, professores, que farão história em Sobral e no estado do Ceará”, pontuou a primeira-dama Onélia, que informou, ainda, que Sobral vai ser contemplada com uma Brinquedocreche, além de mais dois CEIs quase prontos e outros em licitação.


“Sou grato pela lembrança do nome da minha avó Olga Barroso a este CEI. Eu fui uma pessoa tocada pelo movimento que a gente tem pela educação infantil. As nossas autoridades aqui presentes estão imbuídas da importância da educação infantil, que é onde começa a nossa educação”, afirmou Igor Queiroz.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita Christianne Coelho; o deputado federal Leônidas Cristino; a secretária executiva da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Lia Gomes; o presidente da Câmara Municipal de Sobral, Vicente de Paulo Albuquerque; o coordenador da Crede 6, Daniel Costa; o chefe do gabinete do prefeito, David Duarte; o secretário da Infraestrutura de Sobral, David Bastos; e a diretora do CEI Olga Barroso, Adelina Fernandes.



PROGRAMA MAIS INFÂNCIA

O Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, foi criado em agosto de 2015 e defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância. No total, foram entregues 286 equipamentos: 59 CEIs, 24 Praças Mais Infância, 142 Brinquedopraças, 36 Brinquedocreches, 20 Núcleos de Estimulação Precoce, duas Estações do Praia Acessível, duas fábricas do Mais Nutrição e uma unidade do Espaço Mais Infância.