sexta-feira, 30 de setembro de 2022

43º Seminário sobre a Educação de Sobral reúne educadores e gestores de 9 estados brasileiros


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) promoveu, nos dias 29 e 30 de setembro, a 43ª edição do Seminário sobre a Educação de Sobral, que, mensalmente, apresenta as políticas educacionais do município. O seminário contou com a participação de educadores e gestores de nove estados brasileiros.

Abrindo o seminário, no auditório do Centro de Educação a Distância, na tarde da quinta-feira (29/09), o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal.


"Para nós, que fazemos a Secretaria da Educação de Sobral, é sempre uma honra receber todos vocês aqui para partilhar nossas experiências. O que queremos é uma educação de qualidade, não só para Sobral, mas para o Brasil inteiro. Por isso, mensalmente, recebemos gestores públicos, professores, pesquisadores e todos os interessados em conhecer a política educacional de nosso município", afirmou Herbert Lima.

Na sequência, os participantes assistiram a palestra A Escola de Formação e o processo formativo docente de Sobral, ministrada pelo diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Pedagógica (Esfapege), Amaury Gomes.


As comitivas também visitaram, ainda na tarde da quinta-feira, a sede da Esfapege, responsável pela formação dos educadores de Sobral; e a Casa da Avaliação Externa, que realiza, semestralmente, um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Já na manhã da sexta-feira (30/09), as comitivas visitaram o Centro de Educação Infantil Padre João Mendes Lira e a Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves, no bairro Dom Expedito; a Escola José da Matta e Silva, no bairro Campo dos Velhos; e a Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, no bairro Pedro Mendes.


Estiveram presentes comitivas dos estados de Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará.