terça-feira, 27 de setembro de 2022

SOCIOEMOCIONAL | Secretaria da Educação de Sobral promove IV Seminário de Práticas e Vivências


A Secretaria da Educação de Sobral realizará, no dia 28 de setembro (sexta-feira), o IV Seminário de Práticas e Vivências: Um olhar para as Competências Socioemocionais. O objetivo é compartilhar as práticas exitosas das escolas com as competências socioemocionais. A partir das 14h, o evento será transmitido ao vivo pelo canal da Secretaria no Youtube (https://www.youtube.com/seducsobral).

A programação contará com depoimentos de três estudantes e três rodas de conversas com os orientadores educacionais sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas municipais. Também haverá uma palestra com a gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna, Ana Carolina Zuanazzi Fernandes, que abordará "Inteligência emocional: o que é e por que é importante para todos nós?".

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Desde 2017, a Prefeitura de Sobral conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna para desenvolver o trabalho com as competências socioemocionais nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é a formação integral do estudante com foco no aprendizado dos conteúdos.

As competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para um bom relacionamento com os outros e consigo mesmo, estabelecer e atingir objetivos, resolver problemas, gerir emoções e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.

Nas escolas municipais de Sobral são trabalhadas as seguintes competências: autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).

Acompanhe ao vivo: https://youtu.be/jKAKMJQQMIg