terça-feira, 6 de setembro de 2022

Secretaria da Educação de Sobral recebe Instituto de Corresponsabilidade pela Educação para viabilizar o ensino integral universal no município


A Secretaria da Educação de Sobral recebeu, nos dias 1º e 2 de setembro, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), para renovação da parceria e a construção do currículo das escolas de tempo integral da rede pública municipal de ensino. 

Durante o encontro ocorreram visitas às escolas em tempo integral (ETI), como a ETI Maria Dorilene Arruda Aragão, que também participou da construção do currículo integral em 2013, e a ETI Francisco das Chagas Costa. Além disso, foram realizadas reuniões para discutir os resultados das políticas educacionais de Sobral e as estratégias para universalizar o ensino integral para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. 


"A educação em tempo integral é uma oportunidade não apenas de recomposição de aprendizagem para o estudante, mas ela também assegura o desenvolvimento pleno do ser, beneficiando a área social e humana. No entanto, é preciso pensar em uma formação que atenda essa nova estrutura de tempo ampliado nas escolas, favorecendo capacitações para professores, gestores e todos os profissionais, fazendo com que eles estejam preparados para essa mudança", destacou Vilar Vasconcelos, coordenador de Ensino Fundamental II da SME de Sobral. 

Os representantes do ICE  conversaram com diretores, coordenadores, professores e alunos sobre os desafios e conquistas que aconteceram nas escolas integrais desde a última vez que estiveram presentes, em 2015.


Para a diretora pedagógica do ICE, Thereza Barreto, esse é um momento que precisa ser realizado com atenção. “É a abertura de um processo longo de trabalho. Estamos aqui para apoiar a Secretaria da Educação a realizar a universalização da educação integral, no ensino infantil e ensino fundamental. Para isso, nós trazemos o modelo do ICE, presente em mais de 20 estados brasileiros. Estamos aqui dando o pontapé inicial para juntarmos forças nesse movimento”, comentou.

Também estiveram presentes, a coordenadora pedagógica do ICE, Elizane Macena e Carlos Lordelo, consultor de gestão da mesma instituição. Além deles, a representante do Insituto Natura, Haline Aparecida Floriano, e Luisa De Biase, Natasha Macedo e Wellington Soares, representando o Insituto Lemann, parceiros desta ação.
 

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

A Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado, irá investir mais de R$ 102 milhões para universalizar o ensino integral no município. Para isso, será realizado a construção de cinco Centros de Educação Infantil (bairros Dom Expedito e Pedrinhas, distritos de Aracatiaçu, Taperuaba e Jordão) e de sete escolas de Ensino Fundamental (bairros Nova Caiçara, Centro/Tamarindo, Sumaré, Junco, Cohab II, Pedrinhas e Alto da Brasília); para reformas e ampliações de escolas já existentes, além da aquisição de materiais e equipamentos.

Assessoria da Secretaria da Educação de Sobral
Jornalista responsável: Saulo Lobo
Contato: (88) 99334-8558
Texto: Clara Klink