sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Competências socioemocionais: realizado IV Seminário de Práticas e Vivências em Sobral


A Secretaria da Educação de Sobral realizou, nesta quarta-feira (28/09), no auditório da Prefeitura, o IV Seminário de Práticas e Vivências: Um olhar para as Competências Socioemocionais, que compartilhou as práticas exitosas das escolas com as competências socioemocionais.

A programação contou com depoimentos de três estudantes e três rodas de conversas com os orientadores educacionais sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas municipais. Também foi realizada a palestra "Inteligência emocional: o que é e por que é importante para todos nós?", ministrada por Ana Carolina Zuanazzi Fernandes, gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna.

“Esse seminário, em sua primeira edição, nasceu de um diálogo entre a Secretaria da Educação de Sobral e o Instituto Ayrton Senna e nós percebemos que seria muito importante renovar e manter esse momento. Nós aqui em Sobral tivemos a oportunidade de participar de uma das muitas iniciativas do instituto. Estamos muito felizes com a realização deste evento. Muito obrigado pela presença de todos, mas acima de tudo, obrigado pelo incrível trabalho realizado”, afirmou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.


COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Desde 2017, a Prefeitura de Sobral conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna para desenvolver o trabalho com as competências socioemocionais nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é a formação integral do estudante com foco no aprendizado dos conteúdos.

Nas escolas municipais de Sobral são trabalhadas as seguintes competências: autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).