Os resultados obtidos por Sobral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2021, que teve nove escolas entre as 100 melhores do país, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, foram destaque nacional, desta vez na plataforma Brasil de Fato.
Em reportagem especial intitulada “Dia dos professores: saiba porque o Ceará é referência na educação pública no país”, publicada no último sábado (15/10), a plataforma dá destaque para a Escola Leonília Gomes Parente, localizada no distrito de Jaibaras, que alcançou a nota 9,7 nos anos iniciais no IDEB de 2021, um dos índices mais altos de todo o país.
Sobral conquistou a nota 8,0 na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, entre todos os municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes, ficando em primeiro lugar no ranking. Nos anos finais (6º ao 9º), o município também se destacou. Alcançou a nota 6,6 entre os municípios com mais de 60 mil habitantes, novamente na liderança. Os dados da avaliação são obtidos com base na proficiência dos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática.
“O resultado obtido nestas avaliações não é um trabalho que começou hoje, mas sim consequência do investimento que vem sendo feito pelo poder público dos 184 municípios cearenses e pelo Estado quando o assunto é educação”, reforça a reportagem.
A reportagem conversou com Cristiane Ribeiro, diretora da Escola Leonília Gomes Parente. Para ela, o investimento na educação de base é a porta para o bom desempenho não apenas da escola, mas de toda a rede municipal de ensino de Sobral. “Quando a gente valoriza o processo de ensino e aprendizagem no todo, partindo da educação infantil, se desenvolvendo no primeiro e segundo ano, terceiro ano, consolidando a alfabetização, facilita muito para que os demais conhecimentos, os demais conteúdos sejam introduzidos, facilitando assim um desenvolvimento pleno, mas consolidado, mais efetivo de desenvolvimento da aprendizagem”, destacou Cristiane.
Desde 2009, a rede pública municipal superou a meta dos anos iniciais do ensino fundamental e, em 2017, ultrapassou a nota estabelecida para os anos finais, que deveriam ser alcançadas em 2021. Sobral ainda conquistou nove das 100 melhores escolas do país.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Leia a matéria completa: https://bit.ly/3yPwNiH