Estudantes da rede pública municipal de Sobral conquistaram 11 premiações na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2021. No total, foram conquistadas três medalhas de ouro, duas medalhas de bronze e seis menções honrosas.
A Escola de Tempo Integral Francisco das Chagas Costa, localizada no distrito de Rafael Arruda, se destacou este ano, conquistando as três medalhas de ouro obtidas por Sobral. A Escola de Tempo Integral Maria de Fátima Souza Silva, do distrito de Caracará, e a Escola Netinha Castelo, do bairro Junco, conquistaram uma medalha de bronze cada.
Participaram da competição estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o país, matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.
A olimpíada ocorreu em duas fases: a primeira fase foi realizada de 18 a 20 de agosto, com questões objetivas; e a segunda fase aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro, com 10 questões discursivas. As provas abrangeram conteúdos das disciplinas de Astronomia, Biologia, História, Física e Química.
Com o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, a ONC integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco sociedades científicas: a Sociedade Brasileira de Física, a Associação Brasileira de Química, o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas.