Cerca de 40 controladores de acesso do município de Sobral iniciaram, na manhã desta quarta-feira (26/10), a formação “Fundamentos de segurança e convivência cidadã”, oferecida pela Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec) para servidores das secretaria da Educação (SME); e dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas).
“Nessa manhã eu quero agradecer, principalmente, a disponibilidade de vocês, controladores de acesso, primeiro pelo trabalho realizado nas nossas escolas com compromisso e responsabilidade, mas também por vocês estarem à disposição para essa importante iniciativa que é essa formação”, afirmou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.
Esta é a segunda turma de controladores de acesso a participar do curso, que teve início no dia 5 de outubro. Durante o encontro, realizado na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, foram abordados os temas “Assédio e Bullying” e “Tipos de Conflito”.
“Nós já vínhamos pensando há algum tempo maneiras de como fortalecer a formação dos profissionais da educação no que diz respeito à segurança e a gente entendeu que começar essa parceria com vocês, controladores de acesso, seria muito estratégico por conta do protagonismo que vocês têm nas escolas”, pontuou a secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite.
No total, participam da formação cerca de 415 controladores de acesso, divididos em 10 turmas. Os encontros formativos ocorrem a cada 15 dias, às quartas e sextas-feiras, e têm duração total de 8h/a por turma.
São abordados temas como assédio, bullying, tipos de conflito, dicas de segurança, atendimento em primeiros socorros e prevenção predial. A certificação será feita pela Academia da Segurança Cidadã.
Confira fotos da formação: https://bit.ly/3SHN9R1