quarta-feira, 7 de junho de 2023

Escolas municipais de Sobral realizam segunda reunião de pais e mestres de 2023 para o fortalecimento da parceria com as famílias


As escolas municipais de Sobral realizam, entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2023, a segunda reunião do ano com pais e responsáveis pelos estudantes de todas as turmas. Os encontros fazem parte do calendário letivo de todas as 85 escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs) e buscam fortalecer o vínculo entre escola e família.

Nos encontros são firmados acordos com as famílias quanto à frequência e ao horário de entrada e saída dos estudantes, para melhor aproveitamento do tempo pedagógico. Ainda são passadas informações sobre rotina da sala de aula, cronograma das ações, fardamento, transportes, material didático, entre outras.


Para Elaine do Nascimento Freitas Rocha, diretora da Escola José Inácio Gomes Parente, “acolher os pais e responsáveis mensalmente na escola é uma grande satisfação, pois reafirmamos nossa parceria, esclarecemos dúvidas e construímos vínculos. Apresentar aos pais as ações desenvolvidas e como funciona é a melhor maneira de firmarmos cada vez mais a parceria e a credibilidade no sistema público educacional”.

Em 2023, já foi realizada a primeira rodada de reuniões de pais e mestres, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2023, seguindo o calendário escolar estabelecido pela Secretaria da Educação de Sobral. Ao todo, são realizados quatro encontros entre pais e mestres durante todo o ano letivo, de acordo com o calendário, sendo os próximos realizados nos meses de agosto e outubro.


Além dos quatro encontros previstos no calendário letivo deste ano, os gestores escolares ainda podem realizar outras reuniões com pais e mestres, de acordo com a necessidade de cada unidade escolar.

“As reuniões de pais são muito importantes, pois apresentamos as vivências e a jornada da criança no CEI. Durante esses momentos, falamos sobre a importância da frequência e, principalmente, da aprendizagem das crianças. É um momento de acolhimento e de escuta das famílias”, explicou Macelia Araújo, diretora do Centro de Educação Infantil Professor Miguel Jocélio Alves da Silva.