A educação de Sobral foi destaque no jornal “Estadão”, em reportagem especial publicada nesta quarta-feira (31/05). Intitulado "Sobral quer ter ensino 100% integral; veja como a cidade pode inspirar outras redes pelo Brasil", o texto destaca como o município cearense se planeja para ser pioneiro do país na implementação do tempo integral em todas as etapas da rede municipal de educação.
A reportagem recria a linha do tempo do ensino em tempo integral em Sobral, retornando ao ano de 2014, quando o município implementou o ensino de tempo integral em oito escolas das zonas rural e urbana. “A princípio voltado para os anos finais do ensino fundamental, em 2022 o projeto se expandiu para todas as etapas, do infantil ao fundamental 2”, destaca.
“Com um total de 85 escolas, Sobral quer universalizar, até o fim de 2024, a sua cobertura de ensino integral, atualmente em 30%. Não é uma tarefa simples. Para o cumprimento da meta, será necessário o dobro de investimento por aluno em relação à modalidade tradicional, tendo em vista o alto custo com alimentação, contratação de professores, aquisição de material didático e infraestrutura física - incluindo a construção de salas em prédios já existentes e a inauguração de novas escolas”, afirma a reportagem em um trecho.
“No início do ano letivo de 2024, chegaremos a 62% de cobertura e, até o fim do ano, pretendemos deixar 100% pronto para que, no ano seguinte, o novo prefeito dê sequência ao projeto. Isso só é possível com a cooperação das três esferas. Serão recursos do município, juntamente ao financiamento do governo do Estado e do governo federal”, disse o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, à publicação.
A reportagem ainda destaca como a proposta pedagógica das escolas em tempo integral foi desenhada para fomentar o protagonismo dos estudantes. “Para isso, os componentes curriculares foram divididos em três eixos: o obrigatório, que oferece as disciplinas básicas; o diversificado, com a oferta de educação artística, socioambiental, metodologia de pesquisa, entre outros; e os estudos orientados, que preparam o aluno para organizar sua rotina dentro e fora da classe”.
SOBRAL 100% EDUCAÇÃO INTEGRAL
Com o início do ano letivo de 2023, o município de Sobral iniciou o processo de integralização do ensino em tempo integral das 85 escolas municipais. Atualmente, 3 Centros de Educação Infantil (CEI), localizados no bairro Nova Caiçara, já contam com o ensino integral.
Além disso, todas as 55 escolas municipais de ensino fundamental também já iniciaram o processo para tornar possível que toda a rede se torne integral, tendo iniciado a implementação do programa “Sobral 100% Educação Integral” nos 2º, 5º e 9º anos.
Atualmente, cerca de 30% da matrícula do município funciona em tempo integral. A expectativa é que, até o final de 2024, toda a rede de ensino de Sobral, abrangendo as escolas do município e do estado, desde a educação infantil até o ensino médio, sejam atendidas pelo programa.
Leia a reportagem completa: https://bit.ly/3WJmnvH