sexta-feira, 2 de junho de 2023

Profissionais da Educação de Sobral participam do Seminário de apresentação dos resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil


A professora Claudiana Alves e a coordenadora Flávia Parente, ambas da Escola José da Matta e Silva, participaram, na última quarta-feira (31/05), em Brasília, do Seminário de apresentação dos resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, promovido pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Representando a Educação de Sobral, as alfabetizadoras participaram de uma pesquisa realizada nos meses de abril e maio, com 251 profissionais de todo o país, com objetivo de compreender a percepção dos educadores da área da alfabetização sobre o nível de fluência dos estudantes de todo o país.

Para Claudiana, o acesso ao código alfabético ao sistema de escrita é, sem dúvidas, a abertura dos caminhos para o futuro de uma criança. “Esse encontro nos permitiu compartilhar saberes e trazer na bagagem informações importantes para nossa prática. O que me deixa mais feliz é saber que estamos caminhando no rumo certo. Sobral é destaque em alfabetização e muito do que a pesquisa tratou já faz parte de nossa prática pedagógica”, ressaltou.

Durante o seminário, foram apresentadas as competências que caracterizam o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita que são esperados ao final do segundo ano do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa mostraram que apenas 4 em cada 10 crianças do ensino fundamental estavam alfabetizadas no país em 2021.

ALFABETIZA BRASIL

A pesquisa Alfabetiza Brasil está buscando proporcionar subsídios para o planejamento e execução de políticas educacionais voltadas à alfabetização.

Os resultados da pesquisa com as professoras, ao lado de outras evidências relevantes e da consulta aos especialistas, foram considerados para a determinação do ponto de corte que indica o estudante alfabetizado na escala do Saeb.

A nota 743 do Saeb representa a nota de corte que o estudante precisa atingir para ser considerado alfabetizado. O levantamento mostrou um comparativo da quantidade de crianças consideradas alfabetizadas de acordo com os desempenhos atingidos nas edições de 2019 e 2021 do Saeb.

Acesse a pesquisa aqui: https://bit.ly/3NbFECW

Com informações do INEP

| Receba as notícias da Educação de Sobral pelo Telegram