terça-feira, 2 de maio de 2017

Projeto “A EJA vai à Praça” promove atividades educativas no bairro Expectativa

Crianças, jovens, idosos, estudantes e professores participaram do lançamento do projeto “A EJA vai à Praça”, realizado na sexta-feira (28), na Praça Manoel Marinho Pereira, conhecida como Praça do Pirulito. Promovido pela Secretaria da Educação de Sobral e pela Escola Trajano de Medeiros, o evento teve como objetivo divulgar as ações exitosas da Educação de Jovens e Adultos e ampliar a matrícula da modalidade.

Na ocasião, o secretário da Educação, Herbert Lima, parabenizou a iniciativa da escola e a todos os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando a importância da educação. “A EJA é uma excelente ferramenta de inclusão social porque é fundamental para qualquer cidadão estudar e estar informado através do mundo da leitura e da escrita. Vamos ocupar os espaços públicos de Sobral com atividades como essa, que reúne crianças, adultos e famílias com atividades lúdicas, num espírito de propagação da paz”, explica.




A solenidade de lançamento do projeto “A EJA vai à Praça” contou com apresentação do esquete “Esse mosquito é de morte”, encenado pela equipe artística da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), que abordou de forma bem-humorada os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e medidas preventivas; além de depoimento de ex-aluno, uma aula sobre a história de Sobral, gincana cultural, apresentações de danças típicas do Nordeste, plantão de matrículas e um bingo.


O ex-aluno da EJA, Doremberg Rodrigues, falou da sua história de vida e da contribuição da educação na sua trajetória. “Eu havia parado de estudar na quarta série. Voltei a estudar na EJA na Escola Trajano de Medeiros, fiz o Ensino Médio e agora vou fazer curso de bombeiro hidráulico. Eu agradeço muito à EJA e aos meus professores que me incentivaram a estudar porque eu aprendi muito e hoje eu dou exemplo aos meus filhos. Quero incentivar os jovens a não deixar os estudos e mesmo as pessoas mais velhas: não tenha vergonha, vá em frente, tenha coragem!”, afirma.

A Secretaria da Educação de Sobral oferece formações mensais para os professores da Educação de Jovens e Adultos e também oferece todo material didático, agenda escolar e fardamento para estudantes da EJA. “Se você nunca estudou ou tem vontade de voltar a estudar o momento é agora. Estamos divulgando o trabalho da Educação de Jovens e Adultos para dar novas oportunidades. Cada vez que você estuda e se qualifica novas portas vão se abrir. Nunca é tarde para aprender”, reforça a diretora da Escola Trajano de Medeiros, Fabíola Carneiro.


- Veja mais fotos do lançamento do projeto "A EJA vai à Praça" AQUI.