sexta-feira, 7 de julho de 2017

Realizado IV Seminário sobre a Educação de Sobral

A Secretaria da Educação de Sobral promoveu o IV Seminário sobre a Educação de Sobral (CE): A trajetória da melhor Rede Pública de Ensino do País, nos dias 29 e 30 de junho, no auditório da Prefeitura de Sobral. O evento reuniu participantes dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Distrito Federal.


Abrindo o seminário, o secretário de Educação, Herbert Lima, apresentou a “Experiência Educacional de Sobral - 20 anos”, explicitando as estratégias, os parceiros, os programas e os projetos adotados pela Rede Pública Municipal. Em seguida, os participantes conheceram o trabalho da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pelas formações mensais dos professores da Rede Municipal de Ensino, com a Diretora Pedagógica, Carolina Campos.

No segundo dia do seminário, os participantes visitaram a escola com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do País, a Escola Emílio Sendim, com Ideb 9,8, localizada no bairro Domingos Olímpio. A diretora Lira Augusta e sua equipe compartilharam o projeto pedagógico da escola e as estratégias adotadas para garantir a aprendizagem dos estudantes com as mais diversas realidades.

“Entendemos que em Sobral o investimento, o monitoramento, o planejamento e a formação são os pilares que não deixam de ser seguidos. Então você investe, forma, qualifica, monitora esses índices e avalia o tempo todo para planejar e replanejar. O Segredo de Sobral é uma receita que tem que ser seguida à risca”, Heddy Estanil, gestora pedagógica de Contagem (MG).  

“Saímos daqui muito fortalecidas neste momento. Saber de um currículo que fortalece a leitura e a escrita, saber que começa pela base, o envolvimento da Secretaria de Educação, a relação do monitoramento e planejamento constante, essas são as ações que fortalecem a educação da cidade e viemos buscar no lugar certo”, disse Edirleia Pádua, gestora pedagógica de Contagem (MG).

O seminário é gratuito e reúne secretários de educação, prefeitos, vereadores, educadores, pesquisadores e acadêmicos de todo o Brasil, interessados em conhecer a trajetória de sucesso da melhor educação do País.

- Baixe a palestra sobre a Experiência Educacional de Sobral AQUI.
- Reveja a apresentação da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional AQUI.
- Assista ao vídeo do Seminário AQUI.
- Para emitir o seu certificado AQUI.

- Verso do certificado, com o conteúdo programático AQUI.