segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Ato show pela valorização da vida encerra atividades do Setembro Amarelo

Para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Sobral, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), realizou, na noite de quinta-feira (28), o Ato Show Pela Valorização da Vida, no Boulevard do Arco, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O evento contou com a participação do secretário da Educação, Herbert Lima, além de apresentação musical de estudantes da rede municipal de educação.

Após um mês de atividades espalhadas por diversos pontos da cidade como palestras, rodas de conversas e oficinas, o Ato Show Pela Valorização da Vida reuniu um grande público, em sua maioria jovens de diversos bairros da cidade, com muita arte, cultura e esclarecimentos sobre este importante momento de reflexão sobre o suicídio.
 

Representando a vice-prefeita, Christianne Coelho, o autor da Lei que instituiu o Setembro Amarelo no calendário do Município, professor Emídio Silva, falou sobre a importância do tema na nossa sociedade. “Acreditamos ser muito importante este trabalho de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, deve ser uma tarefa diária e um dever de todos nós. Como disse Jesus Cristo, no Evangelho de João 10,10: ‘Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância’”, citou.

A programação do Setembro Amarelo foi coordenada pelo Gabinete da Vice-prefeitura, em parceria com a Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Centro de Valorização da Vida (CVV) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Setembro Amarelo

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 de setembro no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O CVV de Sobral já tem 13 anos de atuação e o Setembro Amarelo foi instituído, no município, através da lei nº 1.588, de 4 de novembro de 2016, de autoria do então vereador Emídio Silva.