quarta-feira, 1 de abril de 2020

Escolas municipais de Sobral usam tecnologia para manter rotina de estudos dos alunos em casa


O momento de distanciamento social vivenciado pela população está sendo usado de forma produtiva pelos estudantes e educadores da Rede Pública Municipal de Ensino de Sobral. Com o auxílio de tecnologias digitais, aplicativos e redes sociais, os estudantes continuam a rotina de estudos e aprendizado com a orientação dos professores que enviam os conteúdos e avaliam o desenvolvimento dos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Os educadores têm usado a criatividade para elaborar videoaulas dinâmicas, estimulando a interação dos estudantes e pais e responsáveis, no caso da Educação Infantil. “O professor envia para gente o link das atividades on-line pelo WhatsApp, a gente faz a atividade,  faz a foto, coloca no grupo e discute as erradas. A ação é bem legal, pois é como se fosse uma prova. Nessa quarentena a gente não pode perder tempo”, avalia o estudante do 9° da Escola José Maria Félix, no  distrito de Jaibaras, José Liduíno Coutinho Neto.

O coordenador pedagógico da Escola Francisco Monte, localizada em Taperuaba, Leandro Teófilo, conta que teve a ideia de preparar algumas aulas e criar um canal do YouTube para ajudar outros professores. “Desde segunda-feira venho planejando e gravando as aulas com base nas habilidades de leitura da matriz do Saeb (...). Minha filha filma, assiste às aulas e aprende, e minha esposa opera o notebook. Assim estou ajudando outras pessoas a ficarem em casa aprendendo. Está sendo muito gratificante", relata o educador.


Para Noeme Souza, professora do 5° ano na Escola Padre Osvaldo Chaves, as aulas por meio de aplicativos são uma maneira de manter os estudantes focados no aprendizado. “É sempre muito preocupante quando sentimos a infrequência dos alunos na escola. Imagine com esta quarentena, que nos resguarda em nossas casas. Foi então que tive a ideia de interagir com eles gravando pequenos vídeos com a revisão dos conteúdos já vistos em sala de aula da melhor forma possível: usando a tecnologia, que eles conhecem bem e usando para o bem. Vejo o interesse constante deles todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. Mas, nos fins de semana, todos descansam”, conta a professora.

Na Escola Mocinha Rodrigues, os professores dos 4° e 5° anos já utilizavam o WhatsApp para manter contato com a turma de alunos. Segundo a coordenadora da escola, Keciane Gomes, a ferramenta vem sendo usada desde o início do ano letivo. “Já usávamos os grupos de WhatsApp para passar informações, registros das aulas, cobrar frequência e hoje nos serve como ferramenta de aula. Essa atividade foi iniciada desde a suspensão das aulas na escola”, explica a coordenadora.

Janete Rogério, mãe de uma estudante da Colégio Maria de Fátima Souza Silva, localizado no distrito de Caracará, agradece à escola pela iniciativa. “A educação de Sobral mesmo em meio à quarentena se preocupa com a aprendizagem dos alunos. Como os alunos não estão podendo ir para a escola, a escola deu um jeito de vir até em casa. Os profissionais da educação criaram um grupo para que os alunos fizessem suas atividades mesmo em casa. Minha filha está muito feliz estudando pela internet. Parabéns para todos os profissionais que fazem uma escola de qualidade”, disse Janete.