quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Secretaria da Educação de Sobral promove palestra sobre formação de professores no sábado (8)


A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, no sábado (08/08), uma palestra com o tema “Desenvolvimento Profissional Docente: Novos tempos digitais, antigos desafios na formação de professores”. A partir das 14h, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, vai receber as professoras Carmensita Passos e Sofia Menescal para debater o tema. O evento on-line será transmitido pelo canal da Secretaria (youtube.com/seducsobral) e contará com certificação.

Na primeira palestra, a professora Carmensita Passos falará sobre os referenciais teóricos do desenvolvimento profissional docente. Carmensita é professora efetiva da Universidade Federal do Ceará (UFC), fez doutorado em Educação pela UFC, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Foi coordenadora institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente com os temas: docência, formação de professores para Educação Básica e para o Ensino Superior, projeto pedagógico e didática.

A professora Sofia Menescal dará prosseguimento à palestra abordando o tema "Política de Desenvolvimento Profissional Docente: Inovar na formação de professores”. Sofia é pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre e doutora em Educação Brasileira pela UFC e graduada em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza. É professora adjunta do Centro de Educação e assessora pedagógica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Leciona no curso de Pedagogia, na especialização em Educação, no Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva e em Ciências Fisiológicas, além de presidir a Comissão Setorial de Ética Pública da UECE. Também é membro do Grupo de Pesquisa: Observatório de Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica.

A palestra será mediada e coordenada pelo professor Herbert Lima, servidor público federal no cargo de professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Herbert Lima é graduado em Física, mestre em Ciência da Computação com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutor em Engenharia de Teleinformática, com tese sobre Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem, ambos pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais. É professor dos mestrados em Ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

- Acompanhe a aula aqui: https://youtu.be/__hkoq4eaHQ
- Para realizar sua inscrição nesta aula/palestra escolha um dos links abaixo e preencha o formulário de inscrição nesta LIVE:
- Opção 1: https://doity.com.br/desenvolvimento-profissional-op1
- Opção 2: https://doity.com.br/desenvolvimento-profissional-op2
- Opção 3: https://doity.com.br/desenvolvimento-profissional-op3
- Opção 4: https://doity.com.br/desenvolvimento-profissional-op4
- Opção 5: https://doity.com.br/desenvolvimento-profissional-op5