segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Pensamento computacional na educação e metodologias ativas serão temas de palestras no sábado (15)


A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, no sábado (15/08), duas palestras abordando os temas pensamento computacional na educação e metodologias ativas. Para falar sobre o tema, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, convidou os professores André Raabe e José Moran. O evento on-line será transmitido pelo canal da Secretaria (youtube.com/seducsobral), a partir das 14h, e contará com certificação.

A primeira palestra irá abordar o tema “Pensamento Computacional na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” e será proferida pelo prof. Dr. André Raabe. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, André fez pós-doutoramento na Universidade de Stanford (2016). É mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduado em Informática pela PUCRS. É professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Computação e atua no Mestrado e Doutorado em Educação. Também coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) e o Grupo de Informática na Educação da Univali. 

Na segunda palestra, o professor José Moran abordará o tema “Como ensinar ativamente a estudantes com acesso digital desigual?” José Moran é professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em valores, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. Foi professor na Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. Nasceu na Espanha e se naturalizou brasileiro.  Suas ideias estão no blog Educação Transformadora (http://www2.eca.usp.br/moran) da USP.

O evento é mediado e coordenado pelo professor Herbert Lima, servidor público federal no cargo de professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Herbert Lima é graduado em Física, mestre em Ciência da Computação com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutor em Engenharia de Teleinformática, ambos pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação, no Ceará, e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais. É professor dos mestrados em Ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

- Acompanhe a aula aqui: https://youtu.be/2GOKWDus3j0

- Para realizar sua inscrição nesta aula/palestra escolha um dos links abaixo e preencha o formulário de inscrição nesta LIVE: