quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Palestras abordarão os temas conteúdos digitais e ambientes de aprendizagem na sexta-feira (14)


Estão abertas as inscrições para as duas palestras abordando os temas Conteúdos digitais e ambientes de aprendizagem. A partir das 14h, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, vai receber os professores Alex Sandro Gomes e Laércio Ferracioli para debater sobre os temas. O evento on-line será transmitido pelo canal da Secretaria (youtube.com/seducsobral) e contará com certificação.

A primeira palestra será proferida pelo Prof. Dr. Alex Sandro Gomes com o tema “Comunicação e aprendizagem em ambientes de aprendizagem”. Alex é bacharel em Engenharia Elétrica, mestre em Psicologia Cognitiva e doutor em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes). Atua nas áreas de Interação Humano-Computador com ênfase na concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem. Atualmente, é professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, onde é líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional. Publicou mais de 330 trabalhos em periódicos especializados e em anais de eventos, orientou ou co-orientou mais de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área. 

O professor Laércio Ferracioli dará continuidade com a palestra “Coprodução de Conteúdos Digitais em Tempos de Pandemia”. Laércio é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Educação em Ciências pela Universidade de Londres. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES, onde busca trabalhar abordagens inovadoras nos processos de ensino e de aprendizagem no chão da escola e em centros e museus de Ciências. Coordena o canal YouTube “Ciência ao Vivo” de divulgação de ciência, tecnologia, cultura e arte.

O evento  será mediado e coordenado pelo professor Herbert Lima, servidor público federal no cargo de professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Herbert Lima é graduado em Física, mestre em Ciência da Computação com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutor em Engenharia de Teleinformática, com tese sobre Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem, ambos pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais. É professor dos mestrados em Ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

- Acompanhe a aula aqui: https://youtu.be/qqQZqgNhoTM
- Para realizar sua inscrição nesta aula/palestra escolha um dos links abaixo e preencha o formulário de inscrição nesta live:
- Opção 1: https://doity.com.br/ambientes-de-aprendizagem-op1
- Opção 2: https://doity.com.br/ambientes-de-aprendizagem-op2
- Opção 3: https://doity.com.br/ambientes-de-aprendizagem-op3
- Opção 4: https://doity.com.br/ambientes-de-aprendizagem-op4
- Opção 5: https://doity.com.br/ambientes-de-aprendizagem-op5