terça-feira, 11 de agosto de 2020

Abertas inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação


Estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em “Tecnologias Digitais na Educação”, promovido pela Secretaria da Educação de Sobral em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional. O curso gratuito é voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas.

A formação terá início em setembro e será organizada em ciclos formativos: O primeiro ciclo abordará conceitos, o segundo apresentará ferramentas e recursos e, no último ciclo, serão realizadas as práticas e projetos. Cada ciclo terá 60 horas de aulas, totalizando 180 horas. O cursista poderá obter certificação a cada aula (3h), ao final de cada ciclo (60h) ou na conclusão do curso (180h).

O curso terá aulas ao vivo e gravadas e uma atividade avaliativas por aula com correção automática. O objetivo é oferecer uma formação teórica e prática aos profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior sobre gestão escolar e inovação pedagógica com as tecnologias digitais para dar suporte aos processos de ensino e aprendizagem no ensino presencial, híbrido e remoto.

Os conteúdos abordados pelo curso serão: tecnologias digitais para o ensino remoto, híbrido e on-line; objetos de aprendizagem e recursos educacionais digitais; gestão, avaliação e inclusão educacional, competências socioemocionais; gamificação, jogos educativos e animação interativa para a gestão educacional e para a sala de aula; teorias educacionais cognitivas, sistemas inteligentes e adaptativos e avaliação da aprendizagem com tecnologias digitais; programação e robótica educacional e cultura maker; sequências didáticas, projetos pedagógicos e acadêmicos inovadores em ambientes educacionais presenciais e digitais; redes sociais, estratégias e práticas pedagógicas; inteligência artificial e realidade virtual aplicada a projetos educacionais de pesquisa; entre outros.

O curso é de Tecnologias Digitais na Educação (TDE) uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do Laboratório de Tecnologias Digitais Educacionais (LDE), da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual). Essa iniciativa conta ainda com a parceria da Prefeituras de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Educação, do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Educação, e da Escola de Formação de Professores e Gestão Educacional (Esfapege) de Sobral. 


- Inscrições, clique aqui