quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Dia Internacional da Alfabetização é celebrado em 8 de setembro


O Dia Internacional da Alfabetização é celebrado em 8 de setembro, desde 1967. O objetivo é debater em todo o mundo a importância da alfabetização como um direito humano, fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ao aprender a ler e escrever o ser humano expande seus horizontes cognitivos, adquire maior repertório e amplia sua capacidade de ler o mundo e lutar por seus direitos.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que a cada ano traz um tema para debate. “Alfabetização para uma recuperação centrada no ser humano: reduzindo a exclusão digital” foi o tema escolhido para este ano, tendo em vista as desigualdades de acesso às tecnologias e à internet no contexto do ensino remoto, devido à pandemia mundial.

A alfabetização é a base da educação e sem educação não há desenvolvimento de uma nação. Por isso, a ONU estabeleceu como um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para ser alcançado até 2030 a educação de qualidade: “Até 2030, garantir que todos os jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido os conhecimentos básicos em leitura, escrita e matemática.”