terça-feira, 14 de setembro de 2021

Estudantes das escolas municipais de Sobral conquistam 162 medalhas na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estudantes da rede pública municipal de ensino de Sobral conquistaram 162 medalhas na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em maio de 2021. Foram conquistadas 52 medalhas de ouro, 46 medalhas de prata e 64 medalhas de bronze. Ao todo, 3.297 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de 24 escolas participaram da OBA.

A Escola Emílio Sendim ganhou o maior número de medalhas, com sete medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e 17 medalhas de bronze, totalizando 28 medalhas. Em seguida, a Escola José Inácio Gomes Parente, localizada no distrito de Jordão, aparece com a segunda melhor colocação, tendo conquistado seis medalhas de ouro, sete de prata e 13 de bronze, totalizando 26 medalhas.

A OBA aconteceu em fase única, dividida em quatro níveis: três para os alunos do ensino fundamental e um para os estudantes do ensino médio. A prova contou de 10 questões, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica, e foi aplicada nos dias 27 e 28 de maio, na modalidade presencial e virtual.

O objetivo da competição é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa; além de mobilizar professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.

A OBA é realizada, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do ensino fundamental e médio, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Financiadora de Estudos e Projetos, órgãos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, e também com patrocínio da Universidade Paulista.